Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 25 de março de 2014

Fortaleza também NÃO é a sétima cidade mais violenta do mundo

Alguns me perguntaram sobre o que achei da pesquisa da ONG mexicana veiculada recentemente no Fantástico. Há um ano, tinha escrito no Blog sobre o ranking de criminalidade da referida ONG. Ele já indicava a posição crítica de Fortaleza (dizia que era a 13a. mais violenta do mundo). Veja aqui o que escrevi na ocasião. Em resumo, tinha exposto os erros da pesquisa e da veiculação acrítica feita pelo O Povo. Um ano depois os erros da pesquisa e da forma como foi exposta, desta feita pela Globo, persistem.

Enfim, tanto a pesquisa como a matéria do Fantástico são imprecisas, mas o fato é que a sensação de insegurança chegou a um nível que tornou a discussão técnica um detalhe. Detalhe este que os fortalezenses não estão nem mais interessados em discutir.

Tudo isso é lamentável. Mostra um estado de descrença e de indignação que não me parece levar a nenhuma medida efetivamente positiva. As manifestações nas redes sociais e por vezes dos cidadãos nas ruas estão cheias de clichés e soluções mágicas que servem mais para demonstrar nossos preconceitos do que outra coisa.

Queria muito que toda essa indignação pudesse nos levar para uma pauta concreta de melhorias no setor. Vamos ver se isso ocorrerá no debate eleitoral que se aproxima. Confesso que não estou muito confiante.

Um comentário:

Walfredo disse...

Analise inteligente... como sempre, Vasco. Mas a situação é preocupante. :-(

[]s
Walfredo