Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Cidades Mais Inteligentes

A era digital que vivemos é pródiga em siglas, slogans e termos que acabam caindo no uso popular (e.g. bits e bytes). Um dos mais recentes é o conceito de cidade inteligente (Smart City).  Não seria difícil obter o consenso de que uma cidade inteligente deve ser sustentável, segura, inclusiva, fácil de se locomover, propensa à criatividade e à inovação, enfim, facetas que, de uma forma ou de outra, caracterizam um local bom para se viver.

Qualquer que seja a faceta a ser considerada, um nutriente fundamental para alimentar uma cidade inteligente é informação de qualidade.  Cotidianamente, uma avalanche de dados é coletada e armazenada digitalmente, em especial pelos governos. Explorar esses dados para produzir informação útil  é, no entanto, tarefa de toda uma sociedade e não exclusivamente de governos. Para isso há uma mudança cultural que precisa ser implantada, pois ainda prevalece nos governos a prática de guardar dados e monopolizar seu uso.  

Uma política de dados abertos governamental com ênfase na transparência dos dados é infraestrutura para o desenvolvimento de uma cidade mais inteligente. Cidades inteligentes usam, por exemplo, informações sobre tráfego de veículos para auxiliar os cidadãos sobre que rota ou que meio de transporte tomar e assim serem mais racionais no uso do recurso escasso não renovável. Para que isso seja possível as informações sobre tráfego devem estar disponíveis de forma que empresas, jornalistas, autônomos, cientistas, estudantes, enfim, empreendedores de uma forma geral possam criar serviços a serem usados por todos.

A decisão da Prefeitura de Fortaleza de lançar em breve um portal de dados abertos da cidade visa colocar Fortaleza nesse diapasão. O portal irá inicialmente apresentar dados digitalizados da cartografia da cidade e de suas diferentes camadas de informações como pontos de coleta de lixo, iluminação pública, rotas de ônibus e semáforos. Um caminho que somente começa a ser trilhado, deve envolver todos os órgãos que fazem a administração municipal, mas que precisa ser pavimentado com o apoio da sociedade para que seja um caminho sem volta.

*artigo publicado no Jornal O Povo de terça-feira 29/10


Um comentário:

Jafal disse...

Parabéns a Prefeitura pela decisão de publicar dados abertos da cidade de Fortaleza. Para que tal iniciativa conte com o amplo apoio da sociedade será preciso desenvolver uma cultura de publicação e uso desses dados. Como todo sistema de informação, se não houver uma orientação adequada para o seu uso, corre o risco de tornar-se mais um.
A elaboração e publicação de um guia rápido para se trabalhar com dados abertos tem o seu valor e acredito que faz parte do conjunto de ações visando a implementação do portal. Um bom exemplo pode ser encontrado no portal data.gov.uk. Escola de dados, com conceitos e cursos relacionados, ferramentas de criação e visualização são conteúdos que fazem parte dos primeiros passos de quem deseja aprender mais sobre o assunto.
Com tal medida fica a expectativa de que a sociedade possa dispor de mais um mecanismo para melhorar a eficiência do governo através de transparência, abertura e do aumento das interações com cidadãos e organizações da sociedade civil.