Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 2 de abril de 2013

Crise de Identidade do Basquete Master


Esse fim de semana fui a Natal para jogar o campeonato N/NE Master como, aliás, tenho feito nos últimos anos. Uma programação maravilhosa onde se convive com a curriola do basquete, com a família e com colegas adversários de longas datas. Embora marcado por esse ótimo momento de lazer, no campeonato deparei-me com uma novidade que me parece um sintoma de uma crise de identidade desse tipo de evento.

Os campeonatos Master de basquete são divididos em categorias que representam as faixas etárias dos jogadores. Normalmente cada categoria é segmentada em intervalos de cinco anos. No caso do N/NE a segmentação é maior, de pelo menos sete anos. Isso se deve ao fato de que havia poucos praticantes e uma faixa maior facilitaria a formação das equipes.

Desde quando comecei a participar desses campeonatos (cerca de dez anos atrás) tinha em mente que o evento visava promover o congraçamento dos atletas (ex-atletas talvez seja mais justo dizer) motiva-los a continuar a praticar o esporte em seu Estado e, evidentemente, reviver o sentimento de competição que é caro a todos aqueles que praticaram esporte de alto nível.

Posso dizer que a iniciativa é um case de sucesso. Ano após ano o número de competidores aumenta, mas esse crescimento não veio sem seus efeitos deletérios. Alguns passaram a considerar as vitórias nas competições algo tão importante que uma espécie de profissionalização e, no meu entender, deturpação dos objetivos iniciais passou a ocorrer.

Normalmente as regras dos campeonatos Master de Basquete estipulam que somente dois jogadores, ditos “estrangeiros”, podem participar por cada Estado. Como a definição de “estrangeiro” refere-se à naturalidade do jogador, abriu-se a possibilidade de contratar jogadores profissionais que por serem natural de algum estado do N ou NE não seriam considerados “estrangeiros”.  Assim um jogador como Rato que ainda há pouco jogava na NBB e que teve sua carreira toda baseada no Estado de São Paulo, por ser natural da Bahia, pode “legalmente” ser inscrito pelo Rio Grande do Norte sem ser considerado estrangeiro.

Na semifinal que disputamos com os rio-grandenses do norte encontramos uma equipe que tinha pelo menos cinco jogadores nessa situação. Não faziam parte da comunidade de praticantes de basquete do RN, mas foram contratados para conseguir o título. Um exemplo ainda pior foi dada pela liga dissente da Associação de Veteranos Amigos do Basquete do Ceará(AVAB-CE) que fez uma outra equipe para representar o Estado do Ceará na categoria 50+. Nela havia um grupo de nove jogadores, onde nada mais nada menos que oito deles não praticam basquete no Ceará. 

Eis nosso jeitinho brasileiro aqui em prática, ao vivo e a cores. Um jeitinho que visa levar vantagem. Urge uma revisão nos regulamentos da competição de forma que o espírito inicial possa ser recuperado. Caso contrário, ha risco grande de esfacelamento das competição e das associações.

2 comentários:

CARLOS ALBERTO disse...

AOS AMANTES DO BASKET-BALL COMO EU E MINHA FAMÍLIA,FIQUEI MUITO INDIGNADO COM TAL ACONTECIMENTO NA COMPETIÇÃO DO N/NE QUE ACONTECEU EM NATAL-R.N.,ATITUDE IRRESPONSÁVEL E ANTE DESPORTIVA PELOS OS ORGANIZADORES DA COMPETIÇÃO,COLOCARAM EM RISCO O SUCESSO DA COMPETIÇÃO DAQUI PARA FRENTE,PIOR FOI SABER QUE TIVERAM ATLETAS ENVOLVIDOS NESSA PALHAÇADA TODA,FALTOU ESPIRITO ESPORTIVO POR PARTES DELES,É POR ESSAS AÇÕES QUE SE ACABAM AS COISAS BOAS QUE SÃO CRIADAS,FICA A QUI UM CONSELHO PARA AS EQUIPES CEARENSES E TODAS QUE FORAM LESADAS,SE UNAM E BOICOTEM AS PRÓXIMAS COMPETIÇÕES PARA QUE ESSES ORGANIZADORES AMADORES E IMBECIS SE SINTAM LESADOS E ENVERGONHADOS PELA TAL ATITUDE,COMEÇA A QUI DESDE JÁ UMA PUNIÇÃO PARA TODOS OS ENVOLVIDOS,POIS AMIGOS SE NÃO TEM PUNIÇÃO OU JUSTIÇA VIRA EM GERAL PIZZA OU SEJA UMA PALHAÇADA GENERALIZADA,CONTEM COM MEU APOIO COMO AMANTE DESSE ESPORTE,ABRAÇOS A TODOS DO BASKET-BALL LEGAL.

Paulo Alcântara disse...

Vasco, que bom saber que você ainda "milita" no basquete! Lembro-me que já jogamos juntos há muito tempo atrás, mas ainda gosto do esporte, apesar de estar longe dele há muito tempo também. Aproveitando, também estou começando um Blog (Cinco Sentidos), estilo diferente do seu, que é excelente. Parabéns! Espero visita e comentários: http://blogcincosentidos.blogspot.com.br/. Abraço!