Siga-me no Twitter em @vascofurtado

domingo, 21 de outubro de 2012

E os vencedores são ...


Independente do resultado das eleições na semana que vem, creio já ser possível apontar os vencedores. Um deles é Heitor Ferrer. Trata-se de um vencedor não só pela expressiva votação que obteve, mas especialmente pela forma como não conseguiu ir ao segundo turno. Não ganhou, mas levou algo que não é fácil de conseguir na política: credibilidade.

De quebra ganhou muito espaço na mídia. Primeiro pela forma como perdeu, supostamente decorrente das falhas nas pesquisas, o que ecoou significativamente. Depois, usou bem sua intuição quando decidiu não apoiar nenhum dos dois candidatos ao segundo turno. Acabou conseguindo tanta notoriedade como se estivesse na disputa. No segundo turno, se falou mais de Heitor do que dos candidatos.

O outro vencedor foi Luizianne Lins. Ela, quer gostem ou não de sua administração,  demonstrou pela segunda vez que tem um feeling político sem igual. Já está na história da política cearense. Não da forma como Maria Luiza Fontenele pelo pioneirismo, mas pela liderança.  Não bastasse a forma com foi eleita pela primeira vez, contra tudo e contra todos (inclusive Lula), ela voltou a arriscar quando lançou o candidato isoladamente. Apostou alto. Se deu bem.

Os Ferreira Gomes tinham preparado todo o terreno para ocupar o espaço de centro-esquerda. Cooptaram os petistas mais entusiasmados por cargos e ávidos por chegar logo ao poder. Luizianne percebeu toda a manobra. O que estava em jogo era mais do que a eleição municipal deste ano. Tratava-se, na verdade, da disputa pela hegemonia política no Estado. Ah se suas decisões administrativas fossem tão acertadas quanto as políticas ! 

2 comentários:

Menezes disse...

Boa análise !

parabéns

Vasco Furtado disse...

São nossas conversas