Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Trânsito: gentilezas e responsabilidades


Essa semana depois de uma cansativa jornada de trabalho, ao voltar da UNIFOR por volta de onze da noite, vi-me em um engarrafamento na Av. Washington Soares logo após o viaduto que leva ao Iguatemi. Meu carro estava perigosamente mal posicionado logo no começo da descida do viaduto. Só soube, no entanto, o quanto aquilo era perigoso quando refiz-me do tremendo impacto que senti provocado por um carro que entrou direto na traseira do meu.

A desagradável sensação se prolongou até conseguir sair do carro (precisei encontrar meus óculos primeiro) e olhar o estrago do ocorrido. O carro que colidiu em mim estava num estado lastimável e temi pela sorte de seu condutor. Ao ver a jovem condutora saindo do carro, percebi seu espanto e só lhe perguntei se estava bem e sã. À parte algumas contusões ela estava bem. Fomos conversando, tentando entender o que acontecera e buscando explicações. Acidentes acontecem, foi só que pude dizer.

Seus pais vieram ajuda-la e logo tínhamos todos nos postos de acordo a como proceder. Nada de arroubos, muita cortesia e compreensão. Acabei tendo uma leve sensação de felicidade, se é que pode-se dizer que se fica contente de estar envolvido em circunstância de tal natureza, mas o fato de não haver vítimas e a forma educada, cortês e civilizada de todos deixou-me feliz. Bom saber que existe gente cordata no mundo. Pessoas que sabem reconhecer quando erram, que sabem pedir desculpas e assumem suas responsabilidades. Diferente da ainda grande quantidade de situações que ainda vivenciamos em nossas ruas de pessoas que agem errado e ainda assim consideram-se com a razão.

No fim de semana, ao passar novamente pela região, percebi que o acidente não ocorrera exclusivamente pelo descuido da condutora. A sinalização e engenharia do trânsito do local favorecem acidentes. Como é possível dobrar a esquerda logo após a saída do viaduto, engarrafamentos na área são frequentes e se terminarem no início da descida do viaduto vão provocar mais acidentes. A curva do viaduto tem um ponto cego e a percepção de um carro parado logo à frente é sempre uma grande surpresa levando a frenagens bruscas e derrapagens. Seria bom a prefeitura assumir suas responsabilidade na área, cordialidades à parte, ninguém merece experimentar acidentes, que podem ser bem mais danosos a todos.

* Artigo publicado na coluna Opinião do Jornal O Povo de hoje

2 comentários:

Menezes disse...

Aquele ponto é um absurdo !
Já ví vários acidentes naquele local e postei na Rede Social uma vez

Ainda bem que vocês estão bem!

Menezes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.