Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

FHC disparado


Fiquei surpreso com o resultado da votação no iG sobre qualpresidente fez mais pelo Brasil. FHC teve maioria absoluta com quase a metade dos votos de Lula, o segundo colocado.

Sem entrar no mérito sobre as opiniões dos internautas, minha surpresa vem do fato de que os primeiros números das pesquisas eleitorais para prefeito têm mostrado que  Lula ainda continua muito forte como cabo eleitoral. Aqui em Fortaleza, por exemplo, nada pode explicar a subida do candidato do PT nas pesquisas a não ser o apoio de Lula. Ficou-me a dúvida, será que a amostra de usuários do iG é tendenciosa? Ou o resultado seria fruto de um perfil típico dos que acessam Internet de uma forma geral? Alguém arrisca uma explicação?



Um comentário:

Vanguarda Brasileira disse...

Embora compartilhe da opinião dos internautas do IG, pois creio que as grandes ações de mudança do Estado brasileiro ocorreram no governo FHC e não no do Lula, é importante salientar o caráter hipotético das pesquisas realizadas na internet, a grande maioria delas não chega a ter respaldo científico.

Toda amostra que não seja probabilística e estratificada de acordo os diferentes segmentos do público que se pretende atingir é tendenciosa. Por isto as pesquisas de internet (todas elas praticamente) não tem base estatística, são um recorte aleatório da realidade, que pode gerar resultados que não condizem com ela.

Uma pesquisa com maior grau de precisão sobre o assunto, somente se for realizada por um instituto de pesquisa e com a metodologia adequada, como ocorre por exemplo nas sondagens eleitorais.