Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

As poltronas que não reclinam da TAM: Cuidado!


Viajar em aviões A320 da TAM podem proporcionar ao passageiro um  exemplo de como não se deve tratar o cliente ou talvez de como se deve trata-lo mal (cada qual com seu cada qual J). Eles possuem uma fileira de cadeiras logo à frente daquelas posicionadas nas saídas de emergência que, diria, ser o local ideal para os que têm que pagar penitencia. As cadeiras desses aviões já são extremamente pequenas e apertadas umas com as outras, mas, não reclame, pode ficar pior. As poltronas da fileira 11  não reclinam, embora as da fileira 10 sim. Dá para imaginar o espremido?

Para completar a raiva do passageiro, a fileira 12 e 13, das saídas de emergência, são superespaçosas e normalmente estão vazias. Nada mais natural do que dar um “salto” para trás e usa-las, não? Negativo, é proibido. A TAM cobra mais caro para aqueles que nelas querem sentar. Dizem ser “acentos conforto” ou “acentos mais". Se ninguém pagou por eles, ficam vazios mesmo. Ali, intocáveis. Fica-se assim, observando o pirulito, mas a chupar a dedo.

Só tenho um nome para isso: oportunismo. O espaço maior sempre existiu por razões de segurança, pois permite a passagem dos passageiros em caso de emergência. O mais aviltante é que as cadeiras da fileira 11 não são mais baratas. Se estivessem dando bônus por conforto deveriam dar também por desconforto; bônus para os acentos menos!

Como a grande maioria dos passageiros não têm conhecimento dessa situação, pois requer saber o tipo de avião, os que nessas cadeiras sentam acabam pagando por algo que não recebem. Aliás, um comissário, impotente e constrangido frente à situação, deu-me a lista de aviões em que esse problema ocorre (vejam-na abaixo). Facilzinho de memorizar, não? É bom fazê-lo, no entanto, visto que o sistema de check in pela web ou nos kioskes não avisa nada.

Mesmo sabendo dessa armadilha, não canso de esquecer quais são mesmo as ditas fileiras. Além de desabafo e alerta aos viajantes, reforçar-me a memória é pois mais uma das razões que movem minha escrita aqui. Detalhe: enquanto escrevo (fazendo malabarismos com o computador) estou a pagar penitencias, mesmo que não saiba quais, bem em uma poltrona da maldita fileira 11.


Assentos que não reclinam

avião A319 – fileiras 10 e 24
avião A320 – fileiras 11 e 29
avião A321 – fileiras 11, 24 e 39

O mais surpreendente é que as cadeiras “conforto”  da fileira 11 no A319 e 12 no A320 também não reclinam. Ou seja, pague mais pelo conforto de não ficar inclinado (faz bem às costas) J

4 comentários:

Anônimo disse...

Totalmente normal. no mapa de assentos da tam informa que as poltronas a frente das saidas de emergencia nao reclinam, e se uma poltrona tem espaço maior que o normal obviamente serão cobradas a mais pois do contrario seria injusto com os outros passageiros.

Bruno Roberto disse...

Normal para você que não tem instrução. Poltronas das saídas de emergência são poltronas de saídas de emergência e possuem mais espaço por essa razão (É OBRIGADO TER ESSE ESPAÇO E O PASSAGEIRO QUE SENTAR ALI FICA CIENTE DOS PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA QUE DEVE ADOTAR EM CASO DE EMERGÊNCIA). Diferente das primeiras poltronas, que geralmente são assim justamente para que sejam vendidas por um preço maior, para quem deseja mais conforto. Se você procurar, pode achar pessoas que entraram com uma ação na justiça e ganharam contra esse oportunismo absurdo. As empresas estão mal acostumadas com pessoas como você que pensa que tudo é normal e acaba aceitando tudo. Outro exemplo é a venda de carros com cores sólidas sem cobrança. Com o branco fazendo sucesso, agora passaram a cobrar um valor pelo carro branco e ainda não cobram pelo preto e o vermelho. Poderia entrar com uma ação para que não seja cobrado o branco, mas você com certeza vai achar isso normal. Enfim... gente acéfala tem que se foder mesmo.

Anônimo disse...

Tudo ía bem, até apelar. Apelou perdeu. Uma das melhores maneiras de se demonstrar que tem instrução é NÃO apelar com quem acha que não tem. Numa tosca comparação seria como o carroceiro bater no animal por ele, animal, não estar aguentando a carga, etc.

Vasco Furtado disse...

Caro anônimo,
Venho ressaltar o q tinha escrito de que:
1) não há indicações das cadeiras que recinam na hora do checkin
2) o espaço não é maior

Vasco