Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 21 de agosto de 2012

SPAM Eleitoral


Para os não familiares com o informatiquês que invade nosso cotidiano, deixem-me definir o que significa SPAM. Trata-se do uso de sistemas eletrônicos de comunicação para enviar uma grande quantidade de mensagens não-solicitadas às pessoas.

A atual campanha para prefeito tem posto à prova o conhecimento dos candidatos e de suas equipes sobre o que é SPAM e sobre as formas que ele pode assumir. Os incômodos carros de som e, mais recentemente, o SPAM telefônico com o envio de mensagens gravadas mostram que as campanhas precisam evoluir muito na questão.

Detenho-me aqui ao SPAM por telefone, pois o acho até mais intrusivo e incômodo ao cidadão do que o popular SPAM através de emails. Uma chamada telefônica interrompe a rotina da pessoa, força-lhe uma ação, sem que ela tenha a menor ideia de quem seja e de que assunto se trata. Já imaginou se todos os candidatos decidem fazer a campanha disparando chamadas para a população? E se todos os empresários também decidem fazer o mesmo para anunciar seus produtos?

Além disso, a questão do SPAM telefônico levanta uma outra problemática: a da privacidade. Como os números telefônicos têm sido conseguido? De que base de dados eles vêm? Não me consta que essa informação esteja aberta ao público. Se está sendo comprada, quem tinha o direito de vende-la? Os usuários que tiveram seus números de telefone usados, permitiram o uso para esse fim?

Além de tratar-se de um péssimo exemplo, pois demonstra desconhecimento da ética de uso saudável dos meios de comunicação, duvido da efetividade de tal medida. Será que os que dela recorrem gravam a quantidade de desaforos que recebem das pessoas que se aborrecem ao receber o telefonema? Será que medem o impacto negativo nas redes sociais de tal prática?

Os candidatos têm obrigação de conhecer e respeitar essa nova ética porque, como homens públicos, têm um papel preponderante na tarefa de zelar para que os recursos eletrônicos e as informações privadas das pessoas sejam usados de forma responsável.  É uma boa hora de dar o bom exemplo.

* Artigo publicado na coluna Opinião do jornal O Povo de hoje

Nenhum comentário: