Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 10 de julho de 2012

Voto na Bicicleta


Arvoro-me a propor um tema para discussão na campanha eleitoral que se inicia que envolve mobilidade urbana, saúde pública e ecologia. Sim! Há sim algo eclético e com tamanha abrangência: a bicicleta. 

Pode surpreender a alguns, mas as grandes cidades do mundo têm consolidadas políticas de uso do espaço de transporte para que parte dele seja também destinado às bicicletas. Importante enfatizar que não se trata aqui de considerar seu uso somente como um esporte ou lazer, mas como alternativa de meio de transporte. Um transporte que tem a grande vantagem de ser saudável e limpo (ecologicamente falando).

Para os que se apressam em dizer que não temos as condições adequadas, digo que  há exemplos no mundo de todas as formas. Grande cidades e pequenas cidades,  sejam em ruas estreitas ou mais largas, seja no frio ou no calor, enfim, onde quer que seja, basta uma política clara do poder público e um desejo da sociedade.

Pensar a bicicleta como meio de transporte requer a criação de uma política de uso dos espaços, mas sobretudo uma compreensão de que a maior ação a ser tomada é a mudança na cultura dos condutores de automóveis e pedestres. Ainda estamos achando que para ter a bicicleta como meio de transporte precisamos de ciclovias especialmente construídas para tal fim. Isso é absolutamente errado e se formos esperar por isso, melhor esperar por ciclovias no Metrô.

Todos os exemplos de sucesso no mundo mostraram que a questão é muito mais de compartilhamento de espaço existente do que de criação de novos. Em ruas largas o compartilhamento do espaço da bicicleta é com os veículos, em ruas estreitas e calçadas largas, o compartilhamento é com os pedestres.  Os céticos logo perguntariam, “e em ruas estreitas e com calçadas não menos estreitas como abundam por aqui?”. Da mesma forma, compartilha-se o espaço com todos.

“Compartilhar” é a palavra chave que deve dominar na discussão. Vejam como esse debate pode ser interessante para a cidade. Além de todos os aspectos que mencionei, ainda envolve uma questão de educação cívica: o respeito pelo espaço dos outros. 

* Artigo publicado hoje no jornal O Povo, coluna Opinião.

Nenhum comentário: