Siga-me no Twitter em @vascofurtado

domingo, 29 de julho de 2012

O Ecossistema de Empreendimentos em Torno dos Dados Abertos dos Governos



O ecossistema de empresas e iniciativas inovadoras ao redor do conceito de governo e dados abertos avança no mundo. Já mencionei aqui a criação do Instituto Britânico de Dados Abertos criado pelo governo. Os americanos, bem a sua feição, têm também várias iniciativas interessantes. Só que ao invés de esperar a criação de órgãos governamentais os empreendedores partiram na frente. O maior exemplo disso é Code for America. Trata-se de empreendimento de vários especialistas que criaram uma espécie de Instituto (não entendi bem que tipo de regime de empresa se trata. Parece-me uma OSIP) para prover o que eles mesmo denominam “Um novo tipo de serviço público”.

Os especialistas de Code for America perceberam rapidamente que, primeiro, os governos não sabem como agir quando se refere a dados abertos e, depois, a sociedade não sabe o que fazer com esses dados. Buscam então se apresentar como apoio aos interessados dos dois campos para diminuir essas deficiências. Algumas parcerias estão sendo estabelecidas com as cidades como pode ser visto no mapa abaixo.  Concursos de ideias, desenvolvimento de aplicativos, incubação de startups e outras animações fazem parte das atividades que podem ser providas. Achei também muito interessante um espaço chamado civic commons onde se pode ver o que está sendo feito em cada cidade e as tendências e aplicativos mais populares.

Aos interessados sugiro uma olhada detalhada no site. Creio que embora muito bem estruturado, esse projeto ainda está buscando encontrar seu nicho. Tudo é muito novo. Alguém se habilita a fazer algo similar por aqui?




Nenhum comentário: