Siga-me no Twitter em @vascofurtado

domingo, 10 de junho de 2012

O valor de um 2 estrelas Michelin: Bocuse e Henriroux

Os que me conhecem um pouco sabem de minha paixão pela gastronomia francesa. Na recente viagem a Lyon para participar do WWW tive a oportunidade de visitar dois dos melhores restaurantes da mais fina escola e tradição francesa. Esperei um pouco para escrever sobre isso. Queria ter a calma para “degustar” os momentos passados doucement ao lembrar novamente daquelas noites.

Primeiramente, fomos, Beth e eu, ao restaurante de Paul Bocuse, L’auberge du Pont de Collonges. Para os menos ligados na área, não é exagero dizer que Bocuse  é uma lenda viva. Uma espécie de pai da moderna culinária francesa. Foi professor ou e inspirador dos chefs atuais. Com seus 86 anos, ainda recebe seus convidados como se fosse participar da festa que, por assim dizer,  é um jantar em seu restaurante no subúrbio charmoso de Lyon. Foi surpreendente perceber o quão renomado é o restaurador. Uma verdadeira celebridade. Todos a quem mencionava que iria ao restaurante, reagiam prontamente com uma expressão misto de surpresa, inveja e de felicitação.  Tínhamos feito a reserva 2 meses antes de ir (só atende sob reserva) e tivemos que reconfirma-la duas vezes para garantir nosso lugar (creio que brasileiros por lá, não deve ser algo muito típico).

A experiência foi totalmente única. Indescritível. O ritual típico de várias entradas, pratos diversos, um Bourgogne maravilhoso (meu favorito) e surpresas mignones juntam-se ao ambiente super-aconchegante.  Local perfeito para festejar meu aniversário (com a mais bela e eterna das companhias, é claro). 

No dia seguinte partimos para Viena na França. Uma pequena e charmosa cidade distante 40 km ao sul de Lyon que se caracteriza por ruínas romanas. Nosso passeio não tinha objetivos exclusivamente históricos, ficamos hospedados no Hotel Pyramide reconhecido pelo restaurante de mesmo nome de Patrick Henriroux. Outro dois estrelas Michelin (o guia Michelin avalia restaurantes ao redor do mundo oferecendo notas que no máximo chegam a três estrelas).

Foi outra noite inesquecível, mas desta vez, embora sem todo o glamour da noite anterior, foi ainda mais cheia de surpresas causadas pela qualidade extraordinária do cardápio oferecido. Henriroux está no auge de sua carreira. Tinha acabado de retornar de New York onde participara de uma competição internacional de grand chefs. Seus pratos são todos, sem exceção, muito trabalhados e deliciosos. Oferecem combinações as vezes exóticas outras vezes maravilhosas pela simplicidade. As fotos vão dizer mais.

Uma coisa vale ressaltar que é comum aos dois lugares. São muito chiques e requintados, mas não são cheios de etiqueta. Ao contrário, fica claro que a etiqueta maior é curtir o momento. O serviço é extremamente atencioso, gentil e lhe deixa muito à vontade. Para os que não gostam de excesso de regras, não se preocupem. Aliás, tenho observado que a época de exigências de se conhecer regras de etiquetas é passado. Nosso mundo ficou muito informal (talvez demais). 

Souflé Grand Marnier

Gourmandises



Foie Gras

Gourmandises salées

Une Piece de Veau

Des pains avec des sels variés


Nenhum comentário: