Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 5 de junho de 2012

Neymar e a Época de Celebridades Efêmeras



A imprensa nacional e por tabela, os torcedores brasileiros, adoram fazer a comparação entre Messi e Neymar. Pelé então ! Viu assim uma ótima estratégia de blindar sua posição como maior de todos os tempos. Se Messi tem um concorrente real como Neymar, compara-lo com o Rei não tem sentido.

Não vou aqui desenvolver nenhum argumento técnico com o intuito de avaliar quem é o melhor. Sinto-me motivado, no entanto, a refletir sobre esse desejo de alguns de realizar tal comparação e, principalmente, sobre a forma como a marca Neymar está sendo construída.

Neymar é hoje celebridade no Brasil. A forma encontrada pelo Santos de mantê-lo no País foi a de reparti-lo entre diversos patrocinadores, o que lhe exige em contrapartida uma exposição midiática intensa. Jovem e com talento evidente, ele passou a ser celebridade, fenômeno, mito, prodígio além de os outros superlativos que normalmente são aplicados a alguém que se diferencia em sua área de atuação.

A grande diferença de Neymar para os outros, e aqui vale a comparação não somente com Messi, mas com outros grandes craques do passado, é que ele atingiu esse nível de notoriedade no Brasil antes de ter sua obra completa ou pelo menos realizada com algum impacto internacional. Muitos têm tentado torna-lo estrela internacional baseados somente pelo seu  potencial. Mas o mundo não engole essa. A imprensa mundial analisa com frieza os jogos internacionais de Neymar e não consegue se entusiasmar como os colegas brasileiros conseguem.

Creio que Neymar é um exemplo dos nossos dias em que celebridades têm ascensão meteórica, muitas vezes sem terem nem mesmo muito portfólio. Caem na mesma velocidade como que sobem, pois o que a mídia precisa mais do que cultivar um ídolo é ter notícias de sucesso e de fracasso dele. É exatamente esse o receio que tenho do que possa vir a ocorrer com o garoto. 

Nenhum comentário: