Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Manger et Bouger

Os franceses sempre comeram muito bem, tanto em sabor como em termos nutricionais. Quando morei lá, lembro-me demais do quanto eles levavam a sério a educação alimentar nas escolas. Refrigerantes e comidas gordurosas ou muito doces não faziam parte dos cardápios. Foi o único lugar que vi crianças comendo salada no McDonalds.

Ontem, ao assistir a televisão, tomei conhecimento de um programa governamental que mostra o quanto eles continuam preocupados com os hábitos alimentares. O programa “Manger et Bouger” (comer e se mexer) faz parte de uma política nutricional, prioridade de saúde pública, que visa reduzir as patologias mais comuns na França: câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose.

O programa baseia-se num amplo conjunto de ações para fornecer informações às pessoas de forma que possam tomar decisões favoráveis à saúde quando vão se alimentar quanto a seus hábitos sedentários. Uma das ações, a que me chamou atenção (como havia mencionado), foi a elaboração de uma lei que obriga para toda publicidade de alimentos e bebidas que adicionam sal, açúcar ou edulcorantes e os alimentos manufaturados se veicular dicas de comportamento saudável. As dicas são as seguintes:
  •  Para sua saúde, coma pelo menos 5 frutas e verduras por dia;
  •  Para sua saúde, pratique uma atividade física regularmente;
  •  Para sua saúde, evite de comer muito açúcar, muito sal e muita gordura;
  •  Para sua saúde, evite de ficar “beliscando” entre as refeições;


Essas mensagens saem na televisão a quase cada cinco minutos. O mais interessante é que em horários de programas infantis, elas aparecem mais, pois tem muita propaganda de biscoito, salgados, refrigerantes e outras comida não muito saudáveis. Uma verdadeira lavagem cerebral. Demonstra o quanto eles levam a sério a alimentação. Não é a toa que não se vê a obesidade comum nos EUA e mesmo no Brasil aqui. Você já pensou se passaria na prova das quatro regras dos franceses?

Um comentário:

Menezes disse...

Estou aqui para dar os parabens pelo dia de hoje. Saúde e paz.

Aproveite para se alimentar bem porque o time ganhou uma sobrevida e precisamos do seu apoio para sermos campeões

Valeu

Luis Eduardo