Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Retrospectiva e Prospectiva: A Meia-Idade

“Nunca houve tanta gente de meia-idade vivendo bem e ativamente no planeta.”

Ao escutar essa frase numa entrevista em que uma especialista em gerontologia descrevia os avanços da Medicina, perguntei-me: é o meu caso? A retrospectiva deste ano não pode deixar de ser sobre os sinais que a meia idade começa a nos dar. As limitações físicas e os problemas de saúde são os primeiros a nos dizer que uma nova época está chegando. Mas é uma época que a Ciência agora nos diz que tem tudo para ser a melhor da vida. Competitiva até mesmo com a tão famosa e propagada juventude.

A Ciência descobre com frequência que tinha descoberto coisas erradas (ou pelo menos imprecisas). A complexidade do corpo humano está ainda longe de ser desvendada. Por exemplo, não é mais verdade que perdemos cerca de 30% da capacidade cerebral quando envelhecemos. Parece ser mais correto dizer que as pessoas da meia idade vivem ativamente, aliam conhecimento teórico com prática advinda da experiência e, o melhor, vivem mais felizes. A capacidade de ser produtivo alia-se à experiência e faz com que as pessoas na meia-idade sejam ainda muito felizes e otimistas.

Alguns acham que em termos de evolução da espécie, esse otimismo é fundamental. Somos peças importantes tanto para cuidar de nossos filhos como dos pais. Uma espécie de elo entre gerações. O otimismo é importante para fazer com que as pessoas que nos cercam sejam também mais felizes. Somos ainda mais conscientes do que nos espera no futuro e assim precisamos menos de preocupações com precauções. Os jovens com sua impertinência encontram-se frequentemente em situações de crise e de perigo. Os jovens estão também inseguros quanto ao futuro. Na meia-idade sabemos mais claramente onde podemos e queremos chegar e assim definimos com maior taxa de acerto nossos objetivos.

2011 me mostrou claramente sinais de minha meia-idade. A saúde, minha, de amigos próximos e de familiares queridos, foi o vetor principal desses sinais. Torço para que sejam somente alertas e que saibamos reagir a eles e que 2012 nos permita ser ainda mais felizes.

Um comentário:

Patryck Leal disse...

Participe do Super Quiz, desafio 4:
http://fcgols.blogspot.com/2011/12/super-quiz-desafio-4-bonus-epecial.html

Como são dados os pontos:
http://fcgols.blogspot.com/2011/12/super-quiz-primeiro-desafio-lancado.html

O Super Quiz não distribui prêmios, é apenas para distração de nossos leitores.