Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Open Data Institucionalizado

Escrevi recentemente sobre minha admiração pelas iniciativas de governo aberto que conheci nos EUA durante minha visita a Washington. Comentei também que na apresentação de Jeanne Holm, coordenadora do site http://data.gov, uma ênfase especial foi dada a como dados abertos pode conduzir a inovações.

Mas não são somente os americanos que perceberam essa dimensão. Os ingleses foram além e criaram o Open Data Institute (ODI - Instituto de Dados Abertos). Este instituto visa fomentar a inovação com o uso de dados abertos já nasce com um orçamento de 10 milhões de libras e passa a ser capitaneado nada mais nada menos que pelo Sir. Tim Berners-Lee.

Fiz questão de recortar uma frase que li sobre os objetivos do ODI em matéria do The Guardian 

“ODI will focus on innovation, commercialisation and the development of web standards to support the Open Data Agenda. It will ensure that Open Data research is transformed into commercial advantage for UK companies, work with academic centres to increase the number of trained personnel with extensive Open Data skills and provide expert advice for government.”

A aproximação universidade empresa, tão desejada, mas difícil de ser conseguida, é um dos efeitos colaterais que a iniciativa de governo aberto britânica deseja. Mas além disso, os ingleses estão vendo que isso pode ser diferencial competitivo para as empresas de lá.

Quando trouxemos Stefan Decker, director do DERI (Digital Enterprise Research Institute) da Irlanda aqui em Fortaleza, em iniciativa patrocinada pela FUNCAP, com especial  entusiasmo de seu então presidente Tarcísio Pequeno, vislumbramos implantar algo aqui com essa mesma dimensão aqui. A incompreensão que alguns demonstraram espero que seja dissipada para que ideias como essa façam parte dos principais objetivos daqueles que querem promover o desenvolvimento da área de Tecnologia da Informação no Estado. 

Nenhum comentário: