Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Titanzinho é Aqui

Semana passada fui a Brasília fazer uma palestra na Conferencia de Desenvolvimento (CODE)  na trilha em que se discutiu a Economia Criativa. Uma viagem marcada pelos imprevistos que nem valem ser relembrados.

O mais importante foi a oportunidade de expor sobre o projeto financiado pela FUNCAP à UFC e comunidade do Serviluz para o Titanzinho. Só tinha informações superficiais sobre o projeto, mas como tinha que apresenta-lo fui obrigado a pesquisar mais sobre ele.

Me encantei. A ideia é agregar valor às atividades realizadas por membros da comunidade que vivem em torno do surf. O projeto prevê formação profissional e a criação de uma fábrica de pranchas de surf e de moda surfwear.

Acabei conhecendo também um vídeo feito pela Regina Cazé na série Minha Periferia no Fantástico que descreve bem o contexto do Titanzinho (veja o vídeo aqui). Fiquei admirado com a determinação de João Carlos “Fera”, um homem determinado que abraçou a causa da educação e da prática do esporte como forma de ocupação da juventude e resgate da cidadania. 

Conheçam um pouco mais sobre o projeto no vídeo abaixo. Espero que sintam-se como eu, orgulhoso de ter essa riqueza de cultura, gente boa e vitoriosa. Por mais carentes que as comunidades forem, há muito que os governos podem fazer com pouco. Basta somente potencializar os dons e virtudes das comunidades. Não há estaleiro que pague.

Nenhum comentário: