Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Isto NÃO é Verdade

Já escrevi aqui sobre a figura que é a prefeita Luizianne Lins. Decididamente ela é notável (no sentido que não dá para passar desapercebida, somente). Este ano o Jornal O Povo ofereceu-lhe um espaço quinzenal na coluna opinião para que a mesma expusesse suas opiniões.

Os textos de Luizianne seguem sempre o mesmo padrão. Chegam a parecer peças publicitárias. Recentemente, naquele mesmo espaço ela foi acusada pelo Prof. João Arruda de ter uma espécie de autismo político. Confesso que já não dá mais para lê-los. Até que o fiz por um tempo, mas a ladainha ficou excessivamente repetitiva.

Pois bem. Para não dizer que ler seus artigos não me foi uma perca total de tempo, um deles me causou tanto espanto que merece essas minhas linhas. Não tanto pelo artigo em si, mas pelos desdobramentos que ele teve. Senão vejamos. Há alguns dias atrás, a prefeita escreveu um artigo de título “Isto é verdade” (leia-o aqui). Nele ela mencionava uma matéria da revista Isto é que falava do “aumento expressivo de indicadores de desenvolvimento sociais e econômicos da periferia de Fortaleza”. Luizianne, por sua vez, em seu artigo, apressou-se a interpretar que essa situação favorável devia-se à ações que vinha implementando na sua gestão.

Tinha tudo para ser mais um desses artigos típicos de Luizianne, se não fosse o detalhe, nada desprezível, de que os dados mencionados na revista não se referiam a cidade de Fortaleza, mas somente a sua região metropolitana. Descobriram em conversa com o pesquisador que realizou o estudo de que a periferia mencionada no artigo era a região metropolitana de Fortaleza. Isso mesmo. O título Isto É Verdade não poderia ser mais falso.

Ficam-nos as seguintes dúvidas (diga-se aliás, nada louváveis para com a prefeita). Ou ela não sabia do que estava falando, o que indica que não é capaz nem de perceber quando dados que referem-se a sua gestão são divulgados, ou mentiu conscientemente, sabendo que os dados não se referiam à cidade, nem muito menos à sua gestão. Fiquem vocês com a resposta que acharem mais conveniente (se é que dá para achar alguma conveniência nisso tudo). Ela é ou não é notável?

Um comentário:

Guilherme disse...

Boa Tarde!

Meu nome é Guilherme

Gostaria de saber onde consigo comprar o livro Tecnologia e gestão da informação na segurança pública, pois vou fazer um TCC em GIS baseado em Segurança Pública e gostaria de ler seu material.

Obrigado

Guilherme