Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Inovação: A Plataforma de Jogos Sifteo

Um exemplo interessante de como as inovações no mundo digital estão ocorrendo é esse da plataforma de jogos Sifteo. Estudantes de pós-graduação do MIT (Massachussets Institute of Technology) em Boston nos EUA criaram uma empresa para comercializar o produto que desenvolveram.
Trata-se de uma plataforma de jogos que se baseia em pequenos cubos que possuem um processador, se comunicam entre si e com outros computadores. Os cubos podem ser usados em diversos jogos desde que conectados a um computador que os controla. Para conhecer mais sobre Sifteo veja o vídeo abaixo.

O que quero ressaltar aqui é o perfil dos empreendedores. Dois jovens profissionais de informática. David Merril é especialista em interação humano-computador, teve seu mestrado em Stanford e doutorado no MIT, ambos em computação. O sócio de David é Jeevan Kalanithi. Você pode ver algumas das palestras de ambos nos vídeos do TED.

Os dois são exemplos do espírito empreendedor que domina os alunos de pós-graduação e professores das universidades americanas. Evidente que o ecossistema favorece (como já comentei aqui). A empresa tem financiamento do NSF (National Sciense Foundation), que equivale ao CNPq aqui no Brasil, e de fundos de capital de risco. Esse é o modelo que precisamos fomentar. Em se tratando de indústria de alta tecnologia, não há outro.


Nenhum comentário: