Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Diretor do DERI na FIEC: Inovação em TIC

A experiência que adquiro na FUNCAP tem sido valiosa para compreender os entraves e dificuldades de fazer inovação em TIC. Acredito que essa área merece atenção especial dos governos, dentre outras razões, pela transversalidade que lhe é peculiar. Fortalecer a cadeia da inovação, desde a pesquisa científica até a comercialização dos produtos/serviços, é um constante desafio. A FUNCAP tem buscado fazer isso nas mais diversas formas.

Nesta semana, estamos empreendendo mais uma ação em busca de fortalecer a cadeia de inovação através do estabelecimento de parcerias estratégicas internacionais. A visita do Prof. Stefan Decker, diretor-presidente do DERI, a Fortaleza é mais um passo nessa direção. Ele participa nesta quarta-feira pela manhã na FIEC de um seminário sobre Inovação e Pesquisa Científica em Tecnologia da Informação e Comunicação. Decker fará palestra sobre sua experiência com projetos de inovação em TIC e sobre aproximação universidade-empresa. Após a apresentação haverá um debate com representantes da iniciativa privada, da academia e do governo.

Stefan Decker é Doutor em Informática pela Universidade de Karlsruhe, Alemanha, com pós doutorado na Universidade de Stanford, Estados Unidos. Ele é pesquisador nas áreas de Banco de Dados e Inteligência Artificial e empreendedor.

O DERI, sediado em Galway na Irlanda, é um dos mais renomados Institutos de P&D em Web no mundo com pesquisadores de mais de 40 países e projetos com recursos tanto de empresas privadas como da Comunidade Europeia. Em menos de uma década, Decker conseguiu colocar o Instituto e a Universidade de Galway como referência no cenário mundial. Em sua vinda a Fortaleza ele apresentará sua experiência e discutirá a viabilidade de se replicar o case de sucesso.

Outras informações sobre Stefan Decker podem ser encontradas em http://www.stefandecker.org/ e em http://www.deri.ie/.

Nenhum comentário: