Siga-me no Twitter em @vascofurtado

terça-feira, 12 de abril de 2011

Governança de TI


Semana passada participei de duas palestras proporcionadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará sobre o que vem sendo feito  por estas côrtes para incrementar as auditorias nas áreas de tecnologia da informação dos governos. A primeira palestra foi dada pelo ministro do Tribunal de Contas da União – TCU e a segunda por Paulo Alcântara, funcionário da ETICE, lotado no TCE-CE.

A constatação de que os gastos com TI se elevam cada vez mais e de que as contratações de serviços nesta área contemplam particularidades difíceis de serem compreendidas pelo auditor comum motivaram à criação de políticas específicas. Além desses aspectos, vale ressaltar que as informações que estão hoje guardadas em bancos de dados governamentais são valiosíssimas. Se esses órgãos não possuírem mecanismos de gestão  de TI bem implantados podem gerar prejuízos incalculáveis à sociedade.

A iniciativa do TCE-CE é louvável e digna de menção. Desde 2008, o TCE-CE vem se preparando para realizar auditoria de TI. Um concurso público foi feito para a contratação de auditores especializados na área, o que permitiu compor uma equipe qualificada e que agora começa a mostrar resultados.

Recebi um relatório de levantamento acerca da situação da governança de TI na Administração Pública Estadual feito pelo TCE-CE. Nele podemos ver como a situação dos setores de TI dos órgãos é frágil. No entanto, os profissionais da área que trabalham nos órgãos ficaram felizes de estar recebendo a “visita”do TCE. As sugestões e conselhos  emitidos no relatório de auditoria são na verdade uma forma de pressionar os governos para que mais investimentos sejam feitos no setor.  Certamente uma instrução normativa do TCE para os órgão é uma ajuda e tanto. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Poderia verificar se existe algum erro no código disponibilizado para servir de link em outros blogs, estou tentando divulgar o wikicrimes num blog e não consigo.