Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Financiamento Público de Campanha


Volta e meia a questão do financiamento público de campanha é discutida no Brasil. Ouço sempre argumentos prós e contras, mas creio que os mesmos não focam o principal.

Quero logo esclarecer que sou a favor. Mas não o sou porque ache que isso vai impedir candidaturas milionárias ou que o poder econômico deixe de prevalecer nos certames. Não sou inocente de achar que essa medida vai fazer com que todos os candidatos compitam no mesmo patamar.

No entanto, acho que o maior benefício do financiamento público de campanha é o de elevar o debate. Uma das razões de nossa política ser tão sofrível é porque os candidatos são ruins. Há muita gente boa que tem uma mensagem qualificada a passar, possui boas idéias, boa vontade e pode defender valores louváveis, mas que não entra na política porque não tem dinheiro para uma campanha mínima.

Embora não deixe todos os candidatos em condições iguais, o financiamento público vai colocar gente boa na política e isso é essencial para a melhoria do País como um todo.  Repito que sei que o poder econômico ainda será determinante para ganhar eleições, mas tenho certeza que vai ter muita gente que vai qualificar o debate. Algumas surpresas acontecerão. Será a única forma de renovar verdadeiramente os parlamentos.

O grande desafio é convencer a população de que o dinheiro gasto nas campanhas tem retorno. Acho que a renovação do parlamento, como espero que ocorra, por menor que seja, vale qualquer preço.

Nenhum comentário: