Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

The Madison Square Garden

Não era a primeira vez que assitia a NBA in loco,  mas o Madison Square Garden é diferente. Trata-se de uma quadra com quatro arenas. O misticismo desse complexo vem pela beleza, pelo porte e pela tradição. A primeira arena foi inaugurada no súculo XIX ! Não é a toa que os nova-iorquinos a consideram a mais famosa casa de esporte do mundo. Ela é usada primordialmente para jogos de basquete, hóquei e shows artísticos.

Alem do ambiente, tive a oportunidade de assistir a um jogaço de basquete. Cerca de 20 mil pessoas estavam presentes. O San Antonio Spurs é um dos candidatos ao título. O time que joga o brasileiro Tiago Splitter tem três dos maiores jogadores da NBA: o argentino Manu Ginobilli, o Francês Tony Parker e o americano (originário das Ilhas Virgens) Tim Duncan. Do outro lado, o New York Knicks vem fazendo uma campanha fantástica e depois de quase dez anos está novamente trazendo o público ao The Garden. As atuações do pivô Amare Stoudemire é a principal causa do sucesso.

O jogo em si foi fantástico e a vitória do Knicks premiou a atuação magistral de Stoudemire. O ponto negativo foi o fato que Tiago quase não jogou. Ficou no banco de algusn jogadores que não têm, nem de perto, o seu nível.

No entanto, mais dignos ainda de menção são a organização do evento e o comportamento do público. O jogo começava as 19:30. Cheguei exatamente cinco minutos antes de começar. A temperatura de -2o não me diminuiu o entusiasmo de ir a pé. Já tinha comprado o ingresso e estava seguro de que o meu local estaria reservado. A entrada foi super tranqüila. Placas indicativas e funcionários realizando a checagem dos ingressos com leitores de código de barras abundavam. Fazer eventos em que os ingressos reservam assentos simplifica muita coisa. Até a segurança é mais fácil. Nem adianta tentar entrar sem ingresso, vai sentar onde?

O comportamento do público é interessantíssimo. Comem e/ou bebem o tempo todo. No entanto, são extremamente educados. Gritam, fazem barulho, como todo tipo de ruído e assobiam, mas não xingam. Há várias placas na arena descrevendo como deve ser a postura do torcedor. O politicamente correto domina o comportamento. A conseqüência disso é que a freqüência é super variada. Há gente de todas as idades e de todos os sexos (J).

Os organizadores do futebol brasileiro deviam se mirar no exemplo americano. Falta pouco tempo para a Copa do Mundo, bem que poderíamos pegar a deixa e nos organizarmos um pouquinho. Ir a um jogo de futebol tem que passar a ser algo civilizado.


Nenhum comentário: