Siga-me no Twitter em @vascofurtado

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Vamos Invadir sua Praia (e montanhas)


Estou em Hazleton nas montanhas da Pensilvania, no resort de ski Eagle Rock. Não pude deixar de lembrar desse refrão do título e que ficou popular com a música “Vamos invadir sua praia”do grupo de rock brasileiro Ultraje a Rigor. Ele veio-me a lembrança quando vi o que tem de brasileiro por aqui.

Não é só New York que se prepara para a invasão brasileira nesse Reveillon. As cidades e estados nos arredores também. Afinal de contas, os lojistas norte-americanos precisam demais de compradores e, poucos hoje em dia, são como os brasileiros.

Dos BRIC, creio que somente a Rússia possui um povo tão afeito ao consumo. Indianos e chineses não são os clientes que os americanos podem se confiar para tirá-los da recessão.  É fácil perceber como os EUA se preparam para receber de mais em mais brasileiros.

Nos resorts de ski, por exemplo, vê-se cada vez mais jovens brasileiros trabalhando. Mas o que mais me chamou atenção foram as aeromoças da Delta. Uma delas era brasileira, mas nem por isso as outras não faziam esforço em falar em português. Senti uma sensação super estranha, a aeromoça teve o maior trabalho para me perguntar se eu estava em família e assim precisaria de somente um formulário para a aduana americana. Fiz primeiro uma cara de espanto, pois o que ela falava não era nada parecido com o português (até porque estava preparado para que ela falasse em inglês), mas imediatamente lembrei-me do quanto minha reação era desagradável. Vivi muitas vezes a situação contrária. Concentrei-me e da segunda vez que ela falou, entendi. Mas não deixei de ficar com esse sentimento de que estamos começando a ser vistos no mundo ... e invadindo praias.

Nenhum comentário: