Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Voto Aberto em Tasso Jereissati para o Senado


Ao chegar ao final da campanha eleitoral, vejo-me surpreso com o desfecho que ela pode ter aqui no Ceará e senti-me impelido a externar meu voto para o Senado. Em especial, tenho muito contato com jovens e sinto da parte deles um raro desconhecimento do que deve fazer um senador e percebo que a escolha que farão se pautará por motivos pouco criteriosos. Ao acompanhar a campanha e perceber que o único argumento usado pelos concorrentes ao Senado é que são candidatos de Lula e que não vão “atrapalhar” o eventual governo de Dilma, deixa-me inconformado.

Não se vota em um senador para ele atrapalhar ou deixar de atrapalhar alguém. Obviamente que um senador tem por tarefa primordial fazer leis, como compete a todo membro parlamentar. No entanto, a tarefa de fiscalizar o executivo e sobretudo buscar manter o equilíbrio federativo é fundamental. O que é mesmo esse equilíbrio? Como o Brasil é uma federação, os senadores representam os Estados membros enquanto que os deputados representam o povo. Por essa razão o número de senadores é o mesmo para todos os Estados, enquanto que o de deputados depende da população do Estado membro. Vejam o quão relevante é então o papel de um senador para Estados pobres como o Ceará. É o momento em que estamos em iguais condições para discutir nossos interesses com os Estados mais ricos. Nossa escolha é muito importante.

Dito isso, concentro-me nos argumentos que discorro sobre meu candidato. Falar das obras de Tasso  como governador poderia parecer redundante, se não fosse necessário relembrar aos mais jovens aquilo que considero o seu mais importante legado: ter resgatado o orgulho de ser cearense. Os que viveram a era pré-Tasso lembram bem qual era a imagem do cearense no resto do País. Olhavam-nos como se indicássemos uma omissão, passividade e mesmo incompetência. Certamente havia uma carga preconceituosa, mas que era enraizada na percepção de que tínhamos uma sociedade dominada por uma oligarquia e que não conseguia soltar suas amarras. Tasso com seu governo austero e sua administração equilibrada e exemplar foi mudando isso. Mostrou que somos capazes de fazer o certo, de nos impormos frente às adversidades herdadas.

Como senador, incorporou ainda mais fortemente o desejo de ver sua Terra crescer. Poucos Estados brasileiros tiveram a sorte e a honra de ser representado por um senador com a altivez e o porte de Tasso Jereissati. Seus opositores podem discordar do modelo que ele acredita ser o melhor para fazer o Ceará crescer (que alias, é o mesmo que trilham seus sucessores ainda hoje), mas o respeitam e reconhecem que sempre mostrou-se digno e intransigente na luta dos interesses do Estado. Clique aqui para saber sobre os projeto feitos por Tasso no Senado. 

Voto Tasso Jereissati 456 seguro e consciente de que faço uma boa escolha.

Um comentário:

Joel Lobo disse...

Boa escolha e sábias palavras!