Siga-me no Twitter em @vascofurtado

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Reconhecimento de Voz nos Celulares: Novas Formas de Comunicação Surgem


Já é possível usar reconhecimento de voz em telefones que rodam o sistema operacional Android da Google. Graças a um acordo feito com a Vlingo Pode-se falar e o sistema é capaz de automaticamente produzir o texto correspondente. Assim, as comunicações em redes sociais poderão passar a ser por voz ao invés de texto. Não precisa digitar.

Um exemplo disso é o que pode-se fazer na rede social dirigida à telefones celulares FourSquare. Os que dela participam sabem que, pelo GPS do celular do usuário, pode-se saber onde a pessoa se encontra e assim fornecer sugestões de pontos de interesse como restaurantes, bares ou qualquer outro identificado pelos usuários. Os usuários podem assim se registrar nos locais (chamam de fazer check in). Com Vlingo, esses checkins poderão ser feitos por voz. Facilitará enormemente a interação dos usuários.

Ações similares podem ser feitas no Facebook e no Twitter. Aqueles que usam muito o Twitter pelo celular vão certamente adorar essa característica. Com a palavra agora a Apple: o que o iPhone proporá em contrapartida? Saiba mais como será esse acordo nesse artigo do TechCrunch. O vídeo abaixo mostra um pouco mais de vlingo.

A parte ruim dessa estória é que, por enquanto, Vlingo não compreende português. Vamos esperar que isso não tarde.

Nenhum comentário: