Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Rússia, Os Russos(as): Percepções


Além da história representada pelo Hermitage, como descrevi no texto anterior.  Vale a pena mencionar a igreja do Sangue Derramado que é um dos cartões postais da cidade. Vejam-na abaixo no fundo de minha foto. Tem esse nome por ter sido construída, no século XIX, em homenagem ao czar Alexander II, exatamente no local onde seu sangue foi derramado quando do atentado que lhe tirou a vida. Demorou cerca de trinta anos para ficar pronta e tem seu interior completamente construído por mosaicos extraordinários.



Outras curiosidades e impressões que me marcaram na primeira visita à Rússia. A primeira coisa é a escrita com símbolos diferentes. O único local que havia visitado e que tinha símbolos diferentes do alfabeto romano tinha sido a Grécia. No entanto, mesmo lá, era fácil encontrar traduções. Ainda por cima,  alfabeto grego não é tão desconhecido, em particular daqueles que gostam de matemática. Aqui em São Petersburgo tudo é em cirílico e somente alguns restaurantes e pontos turísticos também usam o alfabeto romano. Tive que dar uma estudada para não me sentir tão deslocado. Considerando que a cidade é repleta de outdoors, não ter a menor idéia do que eles se referem é desagradável. Como o tempo vamos nos acostumando. Vejam na foto abaixo como se escreve Restaurante. Fácil não ? Basta perceber que O P é nosso R e o C é nosso S. O resto é similar e vai por dedução.


Uma curiosidade que me chamou a atenção foi o fato das mulheres russas andarem de mãos e braços dados. Não que isso indique uma particular orientação sexual. É um hábito mesmo. A dupla de mulheres de braços entrelaçados é a imagem mais comum nas ruas. Até porque não dá para não notar nas Russas. São altas, louras, bonitas, maquiadas e vestem-se agressivamente (sapatos super altos, saias muito curtas e que beiram à extravagância). Outdoors com mulheres bonitas e as vezes de biquíni fizeram-me lembrar do Brasil. Não se vê isso na Finlândia, por exemplo. E olha que o inverno russo é tão cruel quanto o Finlandês.

Por fim, o sol da meia noite não podia deixar de ser observado. Não cheguei a vê-lo, mas foi quase. Ontem o sol se pôs 11:35 da noite. O dia todo é claro, pois ele se levanta por voltas das 3 da manhã. Vejam-no abaixo quando estava no avião. Esse fenômeno faz com que o frio seja bem menos intenso e desfrutar da noite é um prazer incomparável. A sensação de segurança, mesmo com as notícias de roubos e violência da máfia russa, é grande, pois há muita gente andando nas ruas. Muitas lojas só fecham as portas meia-noite. Aliás, os russos (pelo menos os de São Petersburgo) demonstram ter se adaptado muito bem ao capitalismo. O comércio é forte, diverso, rico e bem movimentado. O turismo é também bem intenso. Gente de toda parte do mundo. 

Nenhum comentário: