Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Governo 2.0 no Ceará: A Iniciativa do Tribunal de Contas dos Municípios

Tenho escrito com frequencia sobre Governo 2.0. Nesse contexto, preconiza-se novos tipos de sistema de informação na web. São aplicações onde a aproximação do governo com o cidadão se dá não somente através da prestação do serviço público, mas igualmente pelo provimento de instrumentos para que o cidadão se pronuncie, questione, forneça informações, proponha alternativas, denuncie enfim interaja ricamente. Além disso, o governo além de provedor de serviços passa também a prover uma infra-estrutura de dados (ou plataforma de dados) para a exploração dos mesmos pelos cidadãos. Iniciativas nessa direção abundam mundo afora, mas, no Brasil, estamos ainda muito tímidos.

É exatamente por essa timidez que acho extraordinária e mesmo revolucionária a iniciativa do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM/CE). Ele está colocando à disposição de todos os dados do Sistema de Informações Municipais via Interface de Programação de Aplicativos (ou API ). É um grande passo na direção de um real Governo 2.0 e que merece os nossos maiores elogios. Sei muito bem que isso tudo não seria possível sem a tenacidade do Presidente atual do TCM/CE, Ernesto Sabóia, que contou com a ajuda técnica providencial do eterno membro do Laboratório de Engenharia de Conhecimento Ricardo Rebouças. Meus parabéns aos dois e a todos os envolvidos. 

Conclamo a comunidade de TI, inclusive os professores universitários, a participarem ativamente de atividades de "hacking"dessa base. Certamente há muito o que ser explorado nela. Em breve, nós no LEC, estaremos verificando como podemos aplicar alguns programas que estamos desenvolvendo no projeto CoLattes da FUNCAP para gerar instâncias em RDF dos dados do TCM.

Nenhum comentário: