Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Leis que pegam e Leis que não querem(?) que pegue

Já tinha falado do fenômeno brasileiro das leis que pegam e de outras que não e do quanto isso é perigoso para a nossa sociedade. No texto lei, moral e valores reforcei o fato de que se existem leis que não suportam valores da sociedade(clique aqui para ler esse texto), elas são fadadas ao insucesso. A situação do jogo do bicho é emblemática e me causa estarrecimento. São exemplos de coisas que ocorrem porque o poder público não cumpre sua parte com uma conivência da sociedade. Completa omissão de todos. Um jogo de faz de contas inacreditável. Chega a ser surrealista os funcionários do Paratodos pedindo em público para “trabalhar”. Veja esse depoimento que tirei do Diário do Nordeste : “Ganhamos por comissão e a maioria só vive disso”, afirmou uma funcionária, de 46 anos. “Eu irei aonde for para mudar isso. Estamos sem trabalhar”. Esses funcionários não se consideram fora-da-lei. Aliás, nem ele, nem ninguém. Ou seja, há a lei, mas não há o suporte moral para a sua imposição. Isso explica como que um negócio que envolve cerca de 15 mil pessoas só em Fortaleza e em Caucaia pode acontecer e sobreviver sob o olhar inerte de todos durante todos esses anos? Aliás, o jogo do bicho não é o único exemplo. Os transportes alternativos estão indo na mesma pegada. Quando alguém quiser colocar ordem, não vai conseguir.

3 comentários:

Anônimo disse...

Já que é lei temos que respeitar, mas no entanto, vejo uma possível disparidade sob o aspecto de que todo jogo é de azar (você tem mais possibilidade de perder do que ganhar), ou seja, por este ângulo o próprio governo através de suas loterias oficiais é o maior banqueiro (bicheiro) do Brasil. Lógico, paga impostos que ficam no próprio governo, distribui porcentagens dos prêmios com a, b, c, d, e, f, ... de forma que o feliz vencedor, recebe uma mínima parte.
Acho que se liberado diante da situação de desemprego gerada, formalmente constituída, a empresa que explorasse esse jogo também geraria impostos (além dos mais de 15.000 empregos anunciados).
Temos Vasco um exemplo interessante: A loteria dos sonhos é de um particular e se você observar, é estremamente parecido com o chamado "jogo do bicho".
Ah, antes de terminar gostaria de informar que a grande maioria dos "desempregados" do Paratodos, são pessoas que dificilmente consiguirão atividade mais lucrativa, sei de casos que alcoolatras que deixaram de mendigar nas ruas e graças ao "jogo do bicho" tem um mínimo de dignidade. Tem mais, eles também tem serviço de saúde custeado pela empresa na própria sede do banco, hoje fechado a mando da justiça federal, em caso de falecimento o cambista tem direito a serviço funerário pago pela empresa e tem mais, "eles" doaram uma UTI para Santa Casa de Misericórdia, coisa que nenhum governante, nem mesmo a Caixa Econômica Federal se interessou em fazer, tinham regular repasse de recursos para dezenas instituições de caridade: Instituto Peter Pan, etc.
Acho que legalizar o jogo do bicho não seria mal maior que deixar mais 40.000 pessoas (cambistas e familiares) sem renda e na pura miséria.
Não deixemos a desinformação no iludir!
Abraço.!

Vasco Furtado disse...

Caro anônimo,
Seus comentários são pertinentes. Agora creio que falta uma pergunta crucial: a quem nao interessa legalizar o jogo do bicho? Se, como vc mesmo diz, o governo tem uma serie de jogos que "o beneficiam" com impostos e coisa e tal, não é lógico supor que o governo não quer essa legalização né? Seria uma fonte de impostos maravilhosa. Então, quem não quer ?

Anônimo disse...

Caro Vasco, o próprio governo é extremamente indiferente a vários aspectos sociais, isso é de conhecimento público, se não o fosse, não deixaria meninas se prostituirem nas várias orlas marítimas do nossa paradisíaco nordeste à disposição, dentre outros, de nossos masculinos turistas que em sua maioria são europeus. O governo estadual nunca se manifestou para legalizar o jogo do bicho, até porque, a questão envolve legislação federal, no entanto, abriu portas para outros tipos de jogos como loteria dos sonhos e totolec que por sua vez são de um dos "bicheiros" do paratodos.
O governo nunca foi provocado como agora está sendo, o assunto foi levado por uma comissão de parlamentares cearenses a deputados federais da bancada cearense para estudarem a discriminalização deste jogo que desempregou tanta gente que literalmente sobrevivia desta fonte de renda. Agradeço sua atenção e já parabenizo o seu Blog.