Siga-me no Twitter em @vascofurtado

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Planejamento Urbano: Paracuru Bela


Felizmente ao retornar ao Brasil não foram somente coisas negativas que me surpreenderam. Tive a oportunidade de conhecer um excelente exemplo em que a boa ocupação do espaço urbano mudou a vida de uma cidade. Estive nessa páscoa em Paracuru, uma cidade de aproximadamente 30.000 habitantes no litoral oeste de Fortaleza. Há cerca de um ano a prefeitura reformou a praça principal (todos sabem da importância da praça principal em uma cidade pequena) de forma arrojada, com muito bom gosto e proibiu a ocupação desordenada da mesma. Carros com musicas excessivamente altas, festas que poluíssem demais o espaço e vendedores ambulantes sem organização foram barrados. Só tinha tido a oportunidade de ver a praça uma vez antes de minha viagem a Califórnia. Agora, um ano depois, fui visitá-la novamente e para minha grata surpresa percebi o quanto aquilo fez bem a cidade. O que antes era um lugar sujo, inseguro, barulhento e que afastava as famílias, agora se transformou. Todas as noites a praça é ocupada pelos cidadãos e pelos que visitam a cidade com suas famílias, tornando o ambiente extremamente agradável, seguro e convivial. A limpeza do local é contagiante. Não dá para jogar um papel no chão (até porque há sempre lixeiros por perto. O que infelizmente não é a regra em muitos locais). As duas fotos postadas são da praça. Visitem Paracuru para conferir. Verão que"civilizar" um espaco e educar a população pode ser conseguido de forma mais simples do que pensamos.


6 comentários:

Anônimo disse...

Vasquinho, fico muito feliz em minha prieira visita no seu blog, ver materia tão bela sobre esta cidade Paracuru que tanto faz parte de nossas vidas. Parabéns!

Em tempo: Em quem sou eu, você ainda não consta como pos doctor, por que?

Aninha

Anônimo disse...

Vasco,

Uma certa vez vi um comentário de um psicólogo que defendia que ambientes sujos e mal cuidados podem gerar um desejo de agressão ao mesmo por parte de algumas pessoas. Acho que, tvz este seja um ciclo "vicioso" interessante de ser considerado pelos gorvenantes....

Alexandre

Vasco Furtado disse...

Pois eh Alexandre, esta questao da sujeira e da violencia esta sendo bem estudada ha algum tempo. A teoria das "vidracas quebradas" vai nesta direcao. A teoria diz que a probabilidade de alguem jogar uma pedra em uma vidraca ja quebrada eh muito maior do que jogar em uma janela que nao tem um arranhao.

Vasco Furtado disse...

Estou postando um comentario feito por Elda por e-mail.
"Oi,Vasco,
Quero felicitá-lo pelos recentes e excelentes artigos escritos sobre temas de interesse e curiosidade de todos nós.É isso mesmo, um país se faz, formando consciências.
Sobre Paracuru, foi fantástico. Somos moradores-veranistas há quase 30 anos e a sua fala veio enaltecer a cidade após a sua nova maquiagem " BELA".
Que este novo olhar do Sr. Prefeito sirva de exemplo a todos os administradores do nosso país. É, realmente, não é necessário grandes e pomposos projetos, mas realizações viáveis que venham beneficiar os habitantes com uma melhor qualidade de vida.
O nosso Brasil é um país potencial, favorecido pela "Mãe Natureza", o qual necessita urgente que seus filhos olhem por ele, trabalhem por ele em busca da conquista de seu espaço como grande NAÇÃO!
O que falta? "Que cada um cumpra o seu dever"."

Anônimo disse...

Muito legal seu blog..

Estou fazendo um trabalho da faculdade justamente sobre o centro de Paracuru. Sou estuadante de arquitetura e cresci nessa cidade. Hoje venho por meio deste trabalho mostrar as modificações que o centro sofreu e mostrar o cotidiano das pessoas que viram essas alterações. Inclusive, a minha percepção. Se você puder me dar alumas dicas.. O que você acha do planejamento urbarno de lá, e o que ainda deve ser melhorado.

Obrigada.

Anônimo disse...

Meu caro
Parabens pelo seu blog. Saudações